terça-feira, 31 de julho de 2007

SAFRIQUE - O COMEÇO



A SAFRIQUE - Sociedade de Safaris de Moçambique, nasceu no ano de 1965 com capitais do então BNU, Banco Nacional Ultramarino.

A SAFRIQUE possuía excelentes escritórios no centro da cidade da Beira, mais propriamente na antiga rua Luís de Camões, nº 70.
O pessoal de que dispunha, sendo polivalente, executava diversas tarefas.

A Organização dispunha de uma secção de Carga Aérea, destinada a expedir os magníficos troféus de caça conseguidos nas suas extensas áereas de caça, e também a desalfandegar toda a bagagem de que os caçadores se faziam acompanhar, incluindo armas e minuções.

Uma Agência de Viagens, a Agência de Viagens Armanda, encarregava-se de todas as reservas de voos, hotéis, transferansfers, tours etc. Um avançado (para a época) sistema de rádio garantia a comunição com os acampamentos espalhados pelas coutadas, durante todo o dia.
Uma oficina de mecânica, situada na Manga junto ao aeroporto da Beira, dava assitência permanente às dezenas de viaturas, que compunham o seu parque.


É de toda a justiça salientar que a Organização conheceu um forte e determinante impulso em 1969, quando Adelino Serras Pires ingressou na Administração da empresa, da qual faziam já parte Adelino Brízido e Júlio Lopes. Foi a partir de então, e graças à excelente e exaustiva promoção levada a cabo por Adelino Serras Pires pelos quatro cantos do Mundo, que a SAFRIQUE atingiu o seu apogeu, nos anos 70.

Foi também determinante a nomeação de Bert Klineburger como Agente da SAFRIQUE para os Estados Unidos.



Adelino Serras Pires em parceria com Fiona Capstick viria a publicar um livro cujo título, “Winds of Havoc” diz muito do que ali se pode ler.



O livro, inicialmente editado nos Estados Unidos, foi posteriormente editado em Portugal com o nome “Ventos de Destruição”.

É um documento que deveria ser lido por todos aqueles que se interessam pelo continente africano, mormente no que respeita à sua história e ao seu futuro, ao turismo cinegético e, de um modo geral à política geoestratégica que se tem vindo a desenhar para o futuro dos países africanos.

1 comentário:

Gledwood disse...

hi im just passing through ... next blog clicking... and here you are!

that guy up there looks like my old maths teacher!

sorry about my ENGLISH for comments... cannot speak yours ...

come to my blog!

http://gledwood2.blogspot.com

is the place to be

say hi when you're there!

all the best

from

gledwood

vol 2 ...